sexta-feira, 30 de agosto de 2013

REINÍCIO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS EM TUTÓIA, REPERCUTIDA NO BLOG ANTÔNIO AMARAL, MOSTRA COMO FOI A PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA DESTE SEGUNDO SEMESTRE


APÓS O RECESSO POR MAIS DE 30 DIAS A CÂMARA MUNICIPAL RETOMA OS TRABALHOS DA CASA


                                                SESSÃO DO DIA 28 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA, DEU-SE INÍCIO A PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, APÓS UM LONGO RECESSO. 
                                  Após a leitura da Ata anterior feita pela secretária da casa, Vereadora Maria do Carmo, o primeiro orador do dia foi o Vereador Zé Orlando. Quando fez sua primeira advertência do dia citando que o regimento da casa fosse legalmente obedecido. E deu continuidade sobre o tema da matéria abordado no seu Programa de Rádio, com a matéria da Equipe do Profissão Repórter, que a mesma já esteve em Tutóia, em 2012.
                                   E em 2013, a Equipe de Reportagem volta e divulga em rede nacional para todo Brasil, sobre a saúde de Tutóia, que nada melhorou, ao contrário está cada vez pior.
                                    Zé Orlando, afirma está super revoltado mas até entende o que retratam nas redes sociais, o quanto a chacota é constante com os Vereadores de Tutóia, dizendo que os mensaleiros nada fazem por Tutóia, e outras citações que não quis pronunciar. Em seguida o Vereador Cristian Noronha, pede a parte, e é concedida pelo Zé Orlando.
                                     Cristian Noronha, especifica e exige que os recursos da saúde de Tutóia, tudo que entra e sai durante cada mês, deve ser mais transparente, se hoje a população tem como insegurança, é em razão da falha do próprio gestor nas transparência. E afirmo que durante esse últimos 8 meses o Município de Tutóia(SUS), já recebeu em torno de quase 5 milhões de reais, são valores que hoje não daria pra está nesta situação.
                                      Zé Orlando, retorna a fala cobrando mais empenho do Prefeito Municipal de Tutóia e dos responsável da área da saúde. Relatou que durante o Programa de Rádio, uma senhora com uma criança, foi até o Programa pedir ajuda, foi então que pediu que ela se dirigisse até ao hospital Lucas veras. E lá chegando não teve ninguém para solucionar seu problema. E assim fechou a primeira parte da sua fala. Como já é de costume alguns participares das discussões, os demais somente ficaram assistindo ou melhor acompanhando a castilha. O Vereador, Antonio Chico, soltou uma forte denuncia ao afirmar que tem um envolvido com o Deputado Federal, Sarney Filho, ao ter tentado pedir a propina para realizar o Projeto de um grande centro Hospitalar de Saúde em Tutóia, quebrando completamente uma ética do Parlamento. Mas como todos da base do governo se entende.
                                       A Câmara Municipal, hoje composta por treze vereadores, 11 da base do governo e 2 da "oposição" mas somente a minoria participa das discussões democrática. O Vereador Zé Orlando, retomando sua fala, pediu que o Presidente da casa Legislativa apresentasse para as próximas semanas, o valor e orçamento aplicado na ampliação e reforma da Câmara. E afirmou o Presidente da casa, que entre alguns dias já estaria disponível para apresentar aos seus pares o valor do investimento feito na Câmara. Outra situação ocorrida foi o Vereador Enilson Santos, do PP, se alto defender das denuncias feita nos últimos dias sobre a sua Instituição,APAE.  Onde foi postado a matéria das irregularidades da Instituição, e ressaltou sobre o Blogueiro Elivaldo Ramos, afirmar que estaria sofrendo perseguições políticas. Mas o discurso já é bem conhecido pelos partidores da política. A Sessão durou em torno de 4:45, hs. Dando inicio às 15:25, da tarde de quarta-feira. O púbico presente foi em torno de 15 pessoas. Outra repetitiva ausência foi do Vereador mais novo do Parlamento Municipal, Elias do Chico Elias, que nunca finaliza os trabalhos da casa, sempre dá uma saidinha e não volta mais. E assim foi somente uma parte da Sessão da Câmara Municipal, nesta quarta-feira.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VERGONHA PARA TUTÓIA, VERGONHA PARA O MARANHÃO, REPERCUTE O BLOGUEIRO DOMINGOS COSTA

tutoia
Hospital Municipal de Tutóia Lucas Veras, no mesmo estado de abandono.
O descaso do Prefeito de Tutóia Raimundo Baquil, o Diringa, com a administração municipal já foi denunciada por este Blog, lembre: ”
“Após queda de bicicleta homem morre esperando ambulância que nunca chegou”.
E não para por aí, a incompetência administrativa da gestão Diringa, parece que é coisa de família, o secretário de Saúde, Jamilson Baquil é sobrinho do Prefeito.
De olho nos altos recursos do SUS, principalmente, na compra de remédios, os Baquil, estão esculhambando com a Cidade, a área da saúde é prova do descaso.
O Profissão repórter da Rede Globo, retornou ao Maranhão e encontra o Hospital Municipal de Tutóia Lucas Veras,  no mesmo estado de abandono. Enquanto faltam leitos em Tutoia, reportagem mostra que hospital da cidade vizinha com população bem menor possui leitos vazios
A equipe do programa “Profissão Repórter”, da TV Globo,  comandado pelo jornalista Caco Barcelos, eleito entre os colegas de trabalho como um dos maiores jornalistas investigativos do país, voltou ao Maranhão e encontrou situação similar ao que registrou no ano passado:  o abandono de hospitais em cidades  que precisam mandar os doentes para municípios vizinhos de menor porte, onde hospitais récem-construídos pelo governo possuem leitos vazios.O programa que mostra essa situação e volta a fazer questionamentos sobre o programa “Saúde é Vida”  foi veiculado ontem na TV Mirante, emissora afiliada da Globo no Maranhão.
a
Até uma sonda é ligada a uma garrafa de refrigerante
Victor Ferreira, um dos repórteres do programa retornou após um ano a cidade de Tutóia. O jornalista revelou a falta de estrutura no hospital da cidade enquanto em pequenos municípios do mesmo estado, tem hospitais vazios e citou o caso de Paulino Neves, cidade próxima a Tutoia, onde foi construído um dos Hospitais do programa Saúde é Vida. Tendo uma população bem menor do que Tutoia, o Hospital de Paulino Neves acaba recebendo a demanda do município vizinho, cuja população embora seja maior, possui um hospital desprovido da estrutura condizente com o tamanho da população, onde até a máquina de Raio X está quebrada. Tutoia possui 52.788 habitantes, mas a Secretaria de Saúde do Estado optou por construir um hospital em Paulino Neves cidade que tem  14.519 habitantes em vez de investir na reforma e modernização do Hospital de Tutoia.
Esta não é a primeira vez que o programa “Saúde é Vida” é alvo de questionamentos da imprensa nacional. Em 2011 reportagem da Revista “Isto é” tratou do assunto e na ocasião, o atual prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves(PSB), então deputado federal disse à revista que a concepção do programa contraria o próprio ministério da Saúde sobre a construção de hospitais em cidades com menos de 30 mil habitantes e alertou que os hospitais corriam o risco de se tornarem elefantes brancos. O argumento apresentado pela Secretaria de Saúde é de que a escolha dos  municípios destinados a receber os hospitais como é caso de Paulino Neves se deu por critérios técnicos.

Como noticiamos no dia 19 do mês passado, uma equipe do programa “Profissão Repórter” da TV Globo, esteve na cidade de Tutoia para mostrar como são tratados os doentes daquela cidade (Reveja).
A reportagem em questão foi ao ar na noite de ontem (28), e mostrou o total descaso da prefeitura e do Governo do Estado com a saúde da população. O que mostraram as imagens foram doentes no meio dos corredores, sem maca, sem lençóis e até gazes.
A equipe da TV Globo acompanhou o plantão de uma médica no único hospital da cidade,  plantão esse que durou 52 horas contadas pelo repórter. Ela se dividia entre os casos tidos como normais e os mais urgentes, a profissional da saúde ainda tinha que fazer  pequenas cirurgias sem a menor condição de trabalho. Uma guerreira!
Eles também se dirigiram até a cidade de Paulino Neves, por lá o hospital está  equipado, porém não atende os doentes por conta da  falta de recursos para a contratação de médicos e pessoal, e Sucupira do Riachão, onde o hospital da cidade está pronto, mas não funciona.
Assista a reportagem completa CLICANDO AQUI!

EM TUTÓIA, REPERCUTE NEGATIVAMENTE IMAGENS DO PROGRAMA " PROFISSÃO REPORTER, DA REDE GLOBO, QUE RETORNOU AO MARANHÃO E A TUTÓIA, E APÓS UM ANO, CONSTATOU QUE O HOSPITAL MUNICIPAL DE TUTÓIA NÃO MELHOROU, O QUE É PIOR, PIOROU. COMO SEMPRE, " A MARCA DO ERRO" BAQUIL, MOSTRADA EM REDE NACIONAL. DOSE DUPLA!!!!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tutóia mais uma vez passa em rede nacional de TV: precariedade na saúde


Profissão Repórter mostra a verdadeira saúde implantada por Ricardo Murad



hospitalComo noticiamos no dia 19 do mês passado, uma equipe do programa “Profissão Repórter” da TV Globo, esteve na cidade de Tutoia para mostrar como são tratados os doentes daquela cidade (Reveja).
A reportagem em questão foi ao ar na noite de ontem (28), e mostrou o total descaso da prefeitura e do Governo do Estado com a saúde da população. O que mostraram as imagens foram doentes no meio dos corredores, sem maca, sem lençóis e até gazes.
A equipe da TV Globo acompanhou o plantão de uma médica no único hospital da cidade,  plantão esse que durou 52 horas contadas pelo repórter. Ela se dividia entre os casos tidos como normais e os mais urgentes, a profissional da saúde ainda tinha que fazer  pequenas cirurgias sem a menor condição de trabalho. Uma guerreira!
Eles também se dirigiram até a cidade de Paulino Neves, por lá o hospital está  equipado, porém não atende os doentes por conta da  falta de recursos para a contratação de médicos e pessoal, e Sucupira do Riachão, onde o hospital da cidade está pronto, mas não funciona.
Assista a reportagem completa: 

 deu no blog do Luis Cardoso

Em Tutóia maranhão internautas repudiam o prefeito de Tutóia depois de assistirem o descaso na saúde denuciado pela rede globo. A população se mostra revoltada com tanto descaso por parde do Diringa Baquil seus secretários e vereadores.


ABSURDO, MÉDICA É OBRIGADA A TRABALHAR 52 HRS SEGUIDOS PARA SAIR NA REPORTAGEM. VÁ AGORA NO HOSPITAL VÊ SE TEM ALGUÉM LÁ. VÃO AMANHÃ AS 4 DÃ TARDE VER SE TEM MÉDICO LÁ.
ABSURDO, LIXO, PORCARIA, CALAMIDADE, TUDO SE RESUME A > gestão Diringa Baquil.
Boa noite caros inocentes!